O Curso Pré-Engenharia é promovido pelos grupos PET do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará, são eles: PET Eng. Civil, PET Eng. Elétrica, PET Eng. Mecânica, PET Eng. Metalúrgica, PET Eng. Química e PET Eng. de Teleinformática. É destinado aos alunos recém-ingressos dos cursos de engenharia. O curso tem como objetivo fazer uma introdução aos conteudos do 1º ano de engenharia que não são vistos no ensino médio e que, geralmente, são considerados os mais difíceis, assim como fazer com que os grupos PETs tenham uma maior aproximação com os alunos da graduação. O curso é realizado na semana zero(semana precedente as aulas). As inscrições custam apenas 2 Kg de alimentos não-perecíveis e, ao término do curso, são emitidos, gratuitamente, certificados aos alunos.
O curso tem duração de 20 horas. São ministradas as disciplinas de Cálculo Fundamental, Álgebra Linear, Lógica Programacional e Metodologia Científica. Em torno de 280 alunos participaram das últimas edições do curso. Em 2012 estão inscritos cerca de 300 participantes.
Grupos de conversação
Os Grupos de Conversação são uma iniciativa do PETCT.
Neles, os estudantes de graduação encontram um momento para praticar o idioma em um espaço informal e descontraído. A cada semana um grupo PET diferente fica responsavel por um GC.
Os grupos de conversação estão abertos para
todos os níveis e são gratuitos. Os encontros ocorrem semanalmente e
têm duração de uma hora (13h00 às 14h00).
GCI (Inglês) |
GCF (Francês) |
Monitorias
Em 2011 foram realizadas monitorias da disciplina de Sinais e Sistemas, onde eram resolvidos exercícios e tirado duvidas dos alunos desta disciplinas. As monitorias eram realizadas em horários alternativos (fora do horário de aula), de modo que todos os alunos poderiam comparecer, embora nao fosse obrigatoria a presença.
Este ano continuaremos as monitorias, tentando acrescentar mais disciplinas importantes, como cálculo e eletromagnetismo.
Minicursos
Minicurso durante a SETI-2011 |
São ministrados alguns minicursos durante o ano onde os alunos podem conhecer novos conteudos, que geralmente nao estão incluidos nas disciplinas do curso. Os minicursos são concentrados durante a semana de teleinformatica, mas tambem podem ser realizados em qualquer data durante o ano, dependendo da demanda sobre algum conteudo ou à uma visível necessidade dos alunos sobre certo tema.
Em 2011 foram realizados 4 minicursos, foram eles: PCB (Printed circuit board), Latex, Matlab básico, Matlab avançado. Foram abertas 6 turmas para estes minicursos, e tivemos quase todas as turmas lotadas. Esperamos melhorar ainda mais os minicursos oferecidos em 2012 para que possamos repetir o sucesso do ano passado.
Pesquisas e Projetos Individuais
- Projeto: Android, controlar dispositivos eletrônicos de uma residência utilizando um dispositivo móvel com Android e com acesso a internet.
Laboratório: LPEM (Laboratório de Protótipos Educacionais e Mecatrônica). Integrantes do PET no projeto: Felipe Mota Barreto.
Status do Projeto: Concluído. - Pesquisa: Processamento de Sinais para Sistemas de Comunicação sem Fio Cooperativos .
Laboratório: GTEL - Grupo de Pesquisa em Telecomunicações sem Fio.
Integrantes do PET na pesquisa: Felipe Mota Barreto
Orientador: Professor André Férrer.
Status da Pesquisa: Em andamento
- Pesquisa: Estudo de sistemas dinâmicos para modelagem de lasers semicondutores.
Laboratório: Centauro.
Integrantes do PET na pesquisa: Guilherme Vieira.
Orientador: Professor George Thé
Status da Pesquisa: Em andamento.
Leituras Complementares
Durante o ano são escolhidos alguns livros para leitura, geralmente livros que embora abordem temas cientificos, não são puramentes técnicos, livros que permitem uma boa discussão sobre as ideias apresentadas pelo autor. Após a leitura do livro marcamos uma data para uma discussão ou debate, onde são apresentadas as principais reflexões sobre a leitura.
Exemplos de leituras:
Ultima leitura de 2011 |
Próxima leitura |
Plano de Estudos
Em 2011, os membros do PET que cursavam o 1º ano seguiam um plano básico de estudos sobre fisica moderna, a cada semana era apresentado um capitulo do livro (mostrado a seguir) através de seminarios. Já os alunos do 2º e 3º ano seguiam um plano avançado de estudos sobre métodos matemáticos para engenharia e física, da mesma forma que no plano básico, a cada semana havia um seminario sobre um capítulo do livro adotado (mostrado a seguir). Estes seminários eram individuais, ou seja, cada aluno era responsável por um capitulo do livro adotado.
Plano Básico |
Plano Avançado |
Este ano, a metodologia utilizada no plano básico continuará a mesma, porem o plano avançado contará com discussões coletivas sobre o assunto e resolução de exercícios no lugar de apresentações individuais.
Plano Avançado 2012 |
Pró-ExaCTa
O projeto Pró-exaCTa está vinculado ao desenvolvimento e aprimoramento
da educação básica de qualidade para alunos de escola pública, tendo,
portanto, como objetivo exatamente capacitar esses alunos de maneira
satisfatória e aprofundada em ciências exatas abordadas durante o
ensino médio a fim de qualificá-los à admissão em universidades
públicas, centros tecnológicos e escolas militares.
Esta atividade interliga ensino e extensão, consistindo de um
corpo docente formado pelos alunos integrantes do grupo PETCT. A
divulgação é feita inicialmente para os alunos de 9° ano, que irão
ingressar o 1° ano no seguinte ano, em algumas escolas públicas e as
pré-inscrições são feitas diretamente no Centro de Tecnologia do Campus
do Pici. Após essa primeira etapa, os alunos são selecionados por
indicação de professores e notas no boletim, formando duas turmas de 30
alunos do 1° ano do ensino médio. No final do ano os alunos são
aprovados para o 2° ano do ensino médio e assim por diante.
As aulas são ministradas aos sábados, no horário de 8h:00min às 11h:40min, com cada aula tendo duração de 50 minutos. Semanalmente, há duas aulas de Matemática e duas de Ciências da Natureza, alternando entre Física e Química a cada semana, sendo que cada aula tem 50 (cinquenta) minutos de duração. Cada disciplina possui uma comissão formada por um coordenador e seus respectivos professores, sendo os últimos específicos para cada turma. O material didático é elaborado por cada comissão, consistindo de módulos semanais que contêm toda a matéria inclusa nas ementas das disciplinas. As aulas são ministradas em duplas, visando maior integração entre professores e alunos e promovendo uma maior dinâmica entre as partes.
Ao longo do ano, é apresentado aos alunos do Pró-exaCTa toda a infra-estrutura dos cursos de engenharia da UFC, através de visitas e palestras, visando também uma eventual motivação àqueles entre os alunos que pretendem cursar engenharia, e uma apresentação do Centro de Tecnologia da UFC, além de divulgação dos projetos a ele relacionados.
A coordenação do projeto realiza um constante diagnóstico através da realização de provas de cada matéria e também uma pesquisa de opinião com os alunos frente ao curso como um todo, de modo a obter dados que revelem a posição do aluno relativa ao projeto e verificando se o aprendizado está ocorrendo da maneira desejada.